Polícia registra cinco sequestros no Distrito Federal em três dias

27/01/2012 18:00

 

Luiz Calcagno

 

A Polícia Civil registrou pelo menos sete sequestros relâmpagos em 2012, sendo cinco somente nesta semana (leia Memória). Os números confirmam o crescimento na incidência do crime que tem aterrorizado os moradores do Distrito Federal. O roubo com restrição à liberdade aumentou, em 2011, 33,9% em relação a 2010 (veja arte). Foram 675 episódios de janeiro a novembro do ano passado, contra 504 no período anterior. Na noite de quarta-feira, dois homens renderam um jovem de 19 anos na Quadra 310 do Recanto das Emas. A dupla largou o rapaz na BR-060. No outro caso, a vítima foi abordada em Vicente Pires e levada para Brazlândia — a 38ª DP, responsável pelas investigações, não deu mais informações sobre o episódio. 

Aparentemente, os bandidos estavam interessados apenas nos carros das vítimas, um VW Golf no primeiro caso e uma GM S10 no segundo. A abordagem a Arlindo*, no Recanto das Emas, foi um momento de muita tensão, porque os parentes do rapaz viram a dupla levá-lo e tentaram reagir. Os sequestradores portavam um revolver calibre .38 e chegaram a apontar a arma para o pai da vítima, enquanto a mãe pedia para não sequestrarem o jovem. “A gente falava para eles levarem o carro, mas eles não quiseram nos ouvir. Achei que fossem matar o meu menino”, contou Joana*.

Arlindo estava parado com a mãe em frente de casa, conversando com uma amiga, quando a dupla os abordou. Segundo Joana, ela chegou a pedir para o filho colocar o carro para dentro logo, mas ele desceu para falar com a vizinha. Nesse momento, os sequestradores apontaram a arma para o rapaz e mandaram que ele ficasse “caladinho”. A mulher e a garota correram, mas a vítima já estava rendida e entrou com um dos assaltantes no banco de trás do carro, enquanto o outro sentou na frente. “Eles me disseram para ficar tranquilo, que não iam fazer nada comigo, mas, ainda assim, enquanto fiquei no carro, tive medo de morrer”, contou o rapaz.

Rotina alterada
A polícia encontrou o Golf em Samambaia, na manhã de ontem. O veículo estava em uma ribanceira, sem as rodas, o estepe e o rádio. Os bandidos ainda tentaram atear fogo no carro, mas só conseguiram incinerar o banco do passageiro e parte de uma porta. A vítima levou o automóvel para a 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas), responsável pelo caso, para que técnicos da Polícia Civil façam a perícia. Arlindo, que se recupera do susto, disse que irá mudar a rotina por conta do ocorrido. “Não posso deixar de trabalhar ou fazer minhas coisas. Preciso seguir com a minha vida, mas, de agora em diante, serei mais cuidadoso”, garantiu.

Além do carro, os sequestradores levaram celular, carteira e documentos da vítima. De acordo com o delegado de plantão da 27ª DP, Jonas Maracajá, quando os sequestradores não levam a vítima para fazer saques em caixas eletrônicos, geralmente estão interessados no veículo “ou para desmanche, ou para realizar outro crime”. “Eles costumam deixar a vítima em lugares distantes para dificultar o registro do roubo. Dessa forma, têm tempo de fugir. Nesse caso, não demorou tanto. O fato ocorreu às 21h40 e a queixa na delegacia, às 22h40. O roubo qualificado com restrição de liberdade tem pena máxima de 15 anos”, contou Jonas.

O secretário da Secretaria de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, disse que o combate ao sequestro relâmpago é um dos focos da pasta. A estratégia é aumentar o efetivo de policiais militares em áreas mapeadas pela Polícia Civil e combater quadrilhas especializadas na modalidade de roubo. “É uma das prioridades da secretaria. Também pedimos que a população colabore. Não pode ficar parado dentro do carro em frente de casa e, muito menos, em locais ermos. Geralmente, casais são abordados em situações assim, sem condição de reagir”, alertou. 

*Nomes fictícios

Aumento
A quantidade de sequestros relâmpagos ocorridos no Recanto das Emas, de janeiro a novembro de 2011, quase dobrou em relação ao mesmo período de 2010. A 27ª Delegacia de Polícia, responsável pela cidade, registrou 23 casos no ano passado, contra 12 nos 11 primeiros meses de 2010. A Polícia Civil não divulgou dados referentes a Vicente Pires.

Morta por engano na janela de casa
Uma briga entre dois homens provocou a morte de uma mulher de 35 anos na QS 08 do Areal, em Taguatinga Sul. Por volta das 19h40 de quarta-feira, Weslene de Oliveira foi à sacada de casa ao ouvir um rapaz chamar pelo irmão dela, Lucas de Oliveira, 25. O jovem pretendia atirar em Lucas, mas ele não estava na residência. Assim que Weslene apareceu, o homem disparou várias vezes e a atingiu no pescoço. O autor dos disparos fugiu. Agentes da 21ª DP (Taguatinga Sul) prenderam duas adolescentes, de 18 e 16 anos, ontem. Elas são suspeitas de guardar a arma do atirador, que seguia foragido até o fechamento desta edição.