Michel Temer decreta luto oficial de sete dias por morte de José Alencar

29/03/2011 22:58

 Presidente em exercício lamentou a morte do ex-vice-presidente

Gabriel Mestieri, do R7, em Brasília
 

O vice-presidente Michel Temer lamentou nesta terça-feira (29) a morte do ex-vice-presidente José Alencar. Ele disse que assinou um decreto que determina luto oficial de sete dias em função da morte de Alencar.

- Nosso país sofre perda irreparável com a ausência do ex-vice-presidente. Acabei de assinar decreto de luto oficial de sete dias e ele recebera honras fúnebres de chefe de Estado. Alencar exerceu a Presidência quase um ano em face das viagens do presidente Lula.

Temer afirmou que falou por telefone com a presidente Dilma Rousseff, que está em Portugal, e que ela confirmou que adiantará sua volta para o Brasil, devendo chegar ao país junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir das 16h da quarta-feira (30).

O presidente em exercício destacou que Alencar teve vitalidade física e extraordinária durante o tempo que enfrentou sua doença.

- Quero registrar, penso, não só o meu pesar, mas penso que o pesar de toda a nação brasileira. (...) Ele soube revelar uma vitalidade física e mental extraordinárias. Enfrentou as operações e a doença com uma galhardia exemplar. Embora enfrentando uma quase tragédia pessoal, soube manter harmonia interna e revelar tranquilidade excepcional a todos brasileiros.