Mau tempo obriga piloto de avião a arremeter e assusta passageiros

21/11/2011 00:44

 

Maria Fernanda Seixas

 

Os passageiros do vôo G3 1899 da empresa aérea Gol, que fazia o trajeto Fortaleza - Brasília, tomaram um susto no início da noite de deste domingo (20/11). No momento que o avião se preparava para pousar, a aeronave precisou arremeter. O problema, segundo a assessoria de imprensa da Gol, foi causado pelo mau tempo. 

Em nota oficial, a Gol explicou o episódio. “É um procedimento corriqueiro na aviação comercial e, embora exija atenção, não configura uma operação perigosa. Trata-se de uma manobra em que o piloto decide não realizar o pouso. Neste caso, por causa de vento em cauda e mau tempo. No caso específico do vôo 1899, a manobra foi realizada dentro de todas as condições de segurança”, afirmou a empresa. Depois da primeira tentativa, o pouso ocorreu às 18h28.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, foram registrados 22 milímetros de precipitação no centro da cidade. A chuva, considerada forte pelos especialistas do Inmet, deixou vários pontos de Brasília sem energia. Foram 877 pedidos de serviços feitos à Companhia Energética de Brasília (CEB) só hoje. Destes, apenas 216 foram atendidos, segundo a CEB.