Secretária reafirma que concursos públicos estão suspensos neste ano

28/02/2011 21:52

 Medida deve afetar só 10% dos processos seletivos, segundo levantamento

Do R7
 

A secretária de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Célia Correa, reafirmou nesta segunda-feira (28) que os concursos públicos do Executivo Federal estão suspensos para este ano. A ministra Miriam Belchior já havia feito o mesmo anúncio no dia 9 de fevereiro, conforme noticiou o R7.

- Não vai ter concurso público nenhum este ano. Todos os concursos serão postergados. Até mesmo aqueles que tinham sido realizados e não tiveram curso de formação concluído, também serão postergados.

A secretária chegou a declarar que "não serão realizados" processos seletivos em 2011 - a pasta autorizará só em caso de emergência. A nomeação dos candidatos já aprovados também deve ser afetada, de acordo com Célia.

A assessoria de imprensa do Planejamento, no entanto, afirma que a medida não deve ser tão brusca - o concurso público da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), por exemplo, foi realizado, assim como o curso de formação dos aprovados.

A medida deve afetar só 10% dos concursos públicos, segundo um levantamento do Complexo Educacional Damásio de Jesus.

O presidente do complexo educacional, Thiago Sayão, informou que, em média, são realizados anualmente 400 concursos públicos. Um décimo deles (cerca de 40) são para o Executivo, do tipo que pode ser suspenso.

Os outros são estaduais, municipais, para o Legislativo, Judiciário e órgãos estatais.

- Os candidatos devem ficar calmos, já que o número [de concursos suspensos] é pequeno em comparação com o total. Estamos falando de exames para o Banco Central, ministérios e outros federais [que podem ser afetados]. Nenhum concurso do Judiciário entra nessa conta [de suspensão].

Também ficam de fora da suspensão de concursos públicos as empresas estatais, como Banco do Brasil, Petrobras e Correios, afirma o presidente do Damásio de Jesus.

 

Os concursos que serão afetados são os que ainda não tiveram edital divulgado e que estão previstos para serem realizados - para o Banco Central, para a Polícia Federal e para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo.