Futebol: Especialista em futebol colombiano revela os segredos do Tolima, rival do Corinthians na pré-Libertadores

18/01/2011 22:59

 Equipe sofreu grande reformulação e contratou nove reforços neste começo de ano

Ricardo Viel, do R7
A equipe colombiana do Deportes Tolima, adversária do Corinthians na pré-Libertadores, é uma incógnita para o público brasileiro. Equipe de pouco nome internacional, o clube também não figura entre os maiores nomes do futebol colombiano. Na verdade, só tem uma conquista nacional no currículo, em mais de 50 anos de vida. 

R7 conversou com Gabriel Meluk, editor de esporte do jornal El Tiempo, da Colômbia, para saber mais sobre o adversário do Timão. Meluk apontou alguns pontos fracos e fortes da equipe e fez uma revelação surpreendente: nem mesmo quem acompanha de perto o futebol colombiano sabe exatamente como o Tolima vai jogar. 

- Do dia 20 de dezembro, final do Campeonato Colombiano, até hoje, muita coisa mudou no clube. É outro. Saíram muitos atletas importantes e chegaram nove reforços. O time praticamente perdeu sua espinha dorsal e terá que reconstruí-la. 

Como o Campeonato Colombiano só começa em fevereiro, o treinador Tolima terá apenas alguns amistosos para preparar a equipe até o jogo do dia 26 de janeiro, no Pacaembu – a volta acontece no dia 2 de fevereiro, na Colômbia. 

Meluk destacou as principais armas do Tolima, uma equipe, segundo ele, que tem um contra-ataque rápido e perigoso. 

- Há três jogadores que eu destacaria. Primeiro, o goleiro paraguaio Antoni Silva, que dá segurança ao time. Há também o Diego Chara, um volante marcador que sabe sair jogando e chega ao ataque, e Wilder Medina, grande goleador do time. 

Segundo o jornalista colombiano, a característica do Deportivo Tolima nos últimos anos foi de um time que se comportou melhor como visitante do que como mandante.