DF: Obras retomadas na Epia exigem atenção redobrada dos motoristas

05/02/2011 08:27

 Pelo menos até março, quem passa pelo viaduto do SMU e pela entrada do Lago Norte deve redobrar a atenção. Mesmo ampliada, a via tem alguns pontos de afunilamento que oferecem risco a todos os motoristas


Thaís Paranhos

 

O transtorno dos motoristas que trafegam na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) Norte está com os dias contados. Apesar da reforma para ampliar a via, os condutores ainda enfrentam alguns pontos de lentidão devido a afunilamentos próximos ao viaduto do Setor Militar Urbano (SMU) e na ponte sobre o Córrego Bananal, perto da entrada do Lago Norte. As obras foram retomadas no fim da semana passada, após nove meses de paralisação, e devem terminar em março. Enquanto isso, quem passa pelo local precisa redobrar a atenção, porque as três faixas de cada lado da rodovia se transformam em apenas duas, o que pode gerar engarrafamentos nos horários de pico e até provocar acidentes.

Os trabalhos começaram pelo viaduto do SMU e obra na Epia será feita em três etapas. A primeira delas já foi concluída, segundo o diretor-geral substituto do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Roberto Léda. Para realizar o encabeçamento — a ligação da via com o viaduto —, os técnicos já fizeram a terraplanagem. Na segunda parte das obras, será construída uma laje de transição, que apoia a ponte em solo firme. E a terceira e última etapa é a colocação do asfalto. “Acreditamos que em mais ou menos 40 dias a obra estará pronta. Teremos mais uma faixa de cada lado da via, o que vai melhorar bastante o fluxo de carros nos horário de pico”, espera Léda. Segundo ele, a capacidade da via estava comprometida e havia registros de engarrafamentos no local.

Quem esteve na Epia na última sexta-feira para vistoriar o início das obras foi o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filipelli (PMDB). De acordo com ele, a finalização dos trabalhos é fundamental para melhorar a condição do trânsito e evitar acidentes, uma vez que circulam aproximadamente 160 mil carros por dia na rodovia. Ele acrescentou ainda que outros pontos com problemas semelhantes vêm sendo observados, como a Estrada Parque Núcleo Bandeirante, onde também há um afunilamento no viaduto que dá acesso à Epia e à Candangolândia. “Todas as obras serão concluídas, é uma determinação do governador. Mas é claro que precisamos estabelecer prioridades”, disse.

O empresário Ediberto Pessoa de Carvalho, 53 anos, morador do Lago Norte, passa diariamente pela Epia antes das 8h, quando ainda há uma grande quantidade de veículos na via, e no fim da tarde, indo e voltando do trabalho. Ele conta que já ficou parado por diversas vezes em engarrafamentos na rodovia, principalmente nos locais onde há afunilamento, e sugere a ampliação desses gargalos para evitar congestionamentos. “Se um carro quebrar no local ou houver alguma batida, o trânsito fica complicado por aqui”, preocupa-se.